19 de outubro de 2011

.: Momento gastrô - Risoto Caprese :.


Se existe uma coisa que meu namorido me ensinou e muito bem foi a ser boa de garfo, rs! Por muitas e muitas vezes trocamos as baladas com os amigos para sair para comer e hoje com a vida corrida que levamos onde não existe final de semana, este tipo de programa é somente o que dá pra fazer #Quedóquedóquedó.
Como falar sobre comida e testar novas receitas eu também gosto muito, decidí criar a tag "Momento Gastrô" onde vou compartilhar algumas experiências gastrônomicas e receitinhas aqui com vocês e espero que gostem bastante! 
Pra começar vou falar sobre um prato que eu AMO e é super fácil de fazer em casa, perfeito para aquele dia que você quer agradar alguém especial ou vai receber alguns amigos : RISOTO CAPRESE COM FILÉ DE FRANGO.
Provei esta delícia pela primeira ve em uma Cantina Italiana aqui na minha cidade e como sou apaixonada por risotos e manjeiricão, nem preciso dizer que se tornou um dos meus pratos prediletos!
Lápis e papel na mão, simbora anotar a receita:

Ingredientes (para 2 pessoas):
* 180 g de arroz italiano arbório ou carnaroli;
* 1/2 cebola (picada);
* 100 g de manteiga;
* 120 ml de vinho branco seco;
* 20 unidades de tomate cereja;
* 1 maço de manjericão - se você não gostar muito pode usar um pouco menos e você pode usá-las inteiras ou picadas;
* Caldo de legumes;
* 200 g de queijo parmesão ralado - prefira o queijo ralado na hora que deixa o risoto muito mais gostoso do que se você usar os de pacotinhos;
* 100 g de tomate seco (picado);
* 50 ml de azeite de oliva extra virgem;
* 300 g de mussarela de búfala;

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso, aqueça 1/3 da manteiga (reserve o restante para a finalização do prato), refogue a cebola até ficar macia, mas sem dourar, acrescente o arroz (sem lavar), e em seguida o vinho branco. Quando evaporar todo o vinho, coloque aos poucos o caldo de legumes - sempre quente. Cozinhe o arroz, mexendo com cuidado para não quebrar os grãos. Quando ele estiver quase al dente, acrescente o tomate seco cortado em pequenos pedaços. Tempere com sal e pimenta, com cuidado, pois ainda será acrescentado o queijo parmesão.
Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga e o parmesão, que darão brilho e cremosidade ao risoto. Finalize com os tomates cereja cortados ao meio e as folhas de manjericão. Na hora de de servir, regue com um fio de azeite de oliva.
* Esta receita eu encontrei na internet e é do Chef Sandro Duarte, do Centro Europeu.

Para fazer o frango não tem segredo, é só você grelhar do jeito que você gosta e se você preferir, o risoto também fica ótimo com uma carne vermelha. Se você fizer esta receita como prato principal de um jantar, a minha sugestão para a entrada é servir pães com antepastos, patês e manteiga. É uma combinação perfeita.

Quem fizer a receita volta aqui e me conta o que achou, combinado? ; )

3 comentários:

  1. Nunca comi risoto. '-' Mas parece que é gostoso, ainda mais com frango. Esses post's só servem para nos deixar com fome.. hauahuahua' Adorei aqui *-*

    Flor tem sorteio no Deluxe, ficaremos muito felizes em ver você participando. Confere lá por favor, é muito simples: http://deluxemoda.blogspot.com/2011/10/happy-birthday-deluxe.html

    BeeijOs e obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Respondendo...
    Este prato é uma delícia meninas, vale muito a pena encarar o fogão e fazer esse carinho pro estômago rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...